Letras Espanhol

Histórico do projeto do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas

Por sua evolução política, pelo caráter crítico de sua produção acadêmica, pelos eventos promovidos por iniciativa do Departamento e da Direção do Curso, por seu engajamento consciente do compromisso com a comunidade maranhense, o Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas da Uema de São Luís constrói-se numa dinâmica com bases legais e diretrizes traçadas na observância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e de um mundo cada vez mais globalizado e com vistas à mudança e à evolução tecnológicas, socioculturais, políticas e econômicas numa sociedade competitiva, visando à consolidação e ao aprofundamento do conhecimento.
Para Paulo Freire, uma educação verdadeiramente humanística deve, por característica fundamental, levar o indivíduo à prática da liberdade.
O graduado em Letras, no percurso de sua formação acadêmica, depara-se com situações-problema com as quais poderá lidar, igualmente, na sua prática, devendo, pois, estar preparado a ponto de criar mecanismos a partir dos conhecimentos adquiridos para possíveis soluções. Desta forma, solidificam-se os processos científicos e pedagógicos do ensino, caracterizados por uma pedagogia facilitadora e libertadora, fundamentada no processo científico e que se traduz no ato de criar condições para que o aprendiz assimile e produza o saber construído. Tudo isso constitui a grande introdução ao trabalho, alguma coisa que prepare o agente antes de apontar-lhe a tarefa.
Os núcleos metodológicos do Curso são os princípios educativo do trabalho, concebido na indissociável relação teoria/prática e no princípio da construção histórica e interdisciplinar do conhecimento, desenvolvidos mediante atitudes investigativas e reflexivas de sua política, com vistas a dar à teoria sentido menos acadêmico e mais orgânico. A adoção desse princípio implica uma dinâmica curricular que torne o vivido pensado e o pensado vivido, no processo de formação acadêmica, isto é, a reflexão teórica e a prática do professor estarão presentes na experiência da formação do profissional.