Ocorreu nos dias 30 e 31 de maio o I Seminário de Linguística Aplicada, sobre o tema “Diálogos de Ensino e Letramento”

WhatsApp Image 2017-06-01 at 02.58.00 (3)

O evento, que foi organizado pela Direção do Curso de Letras e o Diretório Acadêmico “UBUNTU”, com o objetivo de oportunizar o estudo no âmbito da linguística, possibilitando também a inter-relações com os acadêmicos.

O evento iniciou-se no dia 30 de maio, no auditório das Ciências Biológicas, com uma palestra inicial, com a Professora Doutora Tereza Cristina, que palestrou sobre “A Linguística Gerativista”, e foi mediado pela professora e diretora do curso de letras, Mary Joice.

Logo após a palestra inicial ocorreu as oficinas e comunicações orais, distribuídas nas salas do prédio do curso de Letras. As oficinas debateram sobre o ensino de língua inglesa, espanhola e libras. As salas estavam em sua capacidade máxima.

WhatsApp Image 2017-06-01 at 02.51.08

Já no segundo dia do evento (31), que ocorreu a partir das 14h, deu-se continuidade ao segundo momento das oficinas, minicursos e comunicações orais, produções essas dos discentes do curso de Letras da UEMA e de outros discentes de outras entidades.

O evento encerrou-se com uma palestra final, que ocorreu mais uma vez no auditório das Ciências Biológicas. A palestra teve a presença da professora Doutora Fabíola de Jesus Santana, que discorreu sobre o contexto histórico da Linguística Aplicada. Logo após sua fala, o professor Doutor José Haroldo Bandeira Sousa, deu continuidade ao contexto da Linguística Aplicada, destacando sua pesquisa no campo da Pragmática da Dêixis e na Linguística Cognitiva em Metáforas Conceptuais. A pesquisa apresentada retrata sua presença e coleta de dados na Comunidade Quilombola Cipoá dos Pretos, localizada no município de Codó. A mesa foi mediada mais uma vez pela professora e diretora do curso de letras, Mary Joice.

WhatsApp Image 2017-06-01 at 02.55.40

A diretora destacou a importância do evento: A direção dos cursos de Letras e o Diretório Acadêmico de Letras idealizou o seminário de Linguística Aplicada- Diálogos de Ensino e Letramento por achar importante na formação do profissional de línguas, pois a linguística aplicada é uma ciência social de estudos de linguagem de caráter interdisciplinar que focaliza questões de uso de linguagem em diferentes contextos e a construção e o desenvolvimento da mesma vem passando por várias etapas essenciais para uma formação mais consciente nos tempos atuais. Portanto esse evento foi relevante para a formação dos acadêmicos dos cursos de Letras.

WhatsApp Image 2017-06-01 at 02.51.50

Nos próximos dias será disponibilizado a certificação de ouvintes e comunicadores que participaram do evento. Vale ressaltar que os certificados serão disponibilizados apenas para aqueles que participaram de 75% do evento. O certificado será disponibilizado no site da Proexae UEMA, na aba de certificados.

 

Compartilhar.